Ortofloripa 2020 - Juan Martin Palomo
Juan Martin Palomo
us

Juan Martin Palomo
Cleveland - OH

Palestra

As vias aéreas 3D e como gerenciar a AOS (apneia obstrutiva do sono) em um consultório ortodôntico movimentado

Tradicionalmente somos treinados para ver e analisar as vias aéreas apenas do ponto de vista lateral na radiografia cefalométrica. Porém, a via aérea é uma estrutura tridimensional (3D) e essa terceira dimensão pode estar escondendo algo relevante para o nosso diagnóstico. Esta apresentação destacará algumas das pesquisas sobre vias aéreas da Case Western Reserve University e mostrará como diferentes programas comercialmente disponíveis podem ser usados ​​para analisar as vias aéreas de forma volumétrica, como as vias aéreas são diferentes para as diversas situações craniofaciais e o que acontece com as vias aéreas quando extraímos dentes ou expandimos a maxila como parte de nosso plano de tratamento. Existem mais de 80 distúrbios respiratórios, portanto, o ortodontista pode desempenhar um papel importante ajudando crianças e adultos, principalmente em relação à Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). Esta apresentação mostrará como o ortodontista pode ajudar na identificação e tratamento da AOS em pacientes pediátricos e adultos, com tratamentos que vão desde o uso de aparelhos intraorais a cirurgias ortognáticas e aos mais novos métodos de estimulação do hipoglosso. Ao passar de 2D para 3D, distâncias e ângulos se transformam em áreas e volumes, e o entendimento das vias aéreas pode levar a ortodontia a um próximo nível, aumentando o escopo do que pode ser feito clinicamente.

Currículo

O Dr. Juan Martin Palomo é professor e diretor da Residência em Ortodontia da Case Western Reserve University, em Cleveland, Ohio. As contribuições do Dr. Palomo para as áreas de imagens craniofaciais, informática e análise de vias aéreas foram reconhecidas por meio de prêmios de pesquisas médicas e odontológicas, apresentações nacionais e internacionais e inúmeras publicações em revistas científicas renomadas. Na Associação Americana de Ortodontistas (AAO), ele é membro do Conselho de Assuntos Científicos, membro do Comitê de Revisão de Planejamento e Prêmios (PARC) da AAOF (Fundação da Associação Americana de Ortodontistas), representante da AAO no grupo de cuidados de saúde Image Gently e ex-presidente da Comissão de Tecnologia. Ele também é o editor associado da seção de Inovações e Tecnologia do AJODO e foi membro da força-tarefa da AAO que resultou em um trabalho sobre apneia do sono e ortodontia, a partir do qual foram escritas uma extensa revisão de literatura e diretrizes (guidelines).

Dr. Palomo é um ortodontista certificado pelo Board Americano de Ortodontia, membro da Angle Society e membro ativo da Associação Americana de Ortodontistas, da Academia Americana de Radiologia Oral e Maxilofacial e da Academia Americana de Medicina do Sono.